O Santo Antônio é o grande campeão amador de Oriximiná. Em partida realizada no sábado (24), no estádio Picanço Diniz, o Bauxitão, a equipe alvi-verde empatou em 0 a 0 no tempo normal com o Itaperuna e ganhou nos pênaltis por 4 a 3. Além do título o time quebrou a hegemonia do rival – que vinha de duas conquistas consecutivas do torneio.

Santo Antonio quebra hegemônia do Itaperuna e se sagra campeão em Oriximiná (Foto: Divulgação/Liga Esportiva de Oriximiná)

Mais uma vez, o destaque da partida foram os goleiros, que seguram o placar mesmo com chances claras de gol. Até mesmo nos pênaltis, cada um defendeu uma penalidade. A decisão saiu quando o Itaperuna desperdiçou a última cobrança que foi para fora. O Santo Antônio é um dos clubes mais tradicionais da cidade, a equipe agora possui onze títulos do Campeonato de Oriximiná.

Santo Antonio quebra hegemonia do Itaperuna e se sagra campeão em Oriximiná (Foto: Divulgação/Liga Esportiva de Oriximiná)

- Acho que tivemos uma boa partida e os times jogaram muito bem. Mas, somente um que poderia ser o vencedor e dessa vez foi o Santo Antônio que foi mais efetivo na hora de cobrar as penalidades – afirma Edirlúcio Marialva, Presidente da Liga.

Ainda de acordo com a coordenação do campeonato cerca de quatro mil pessoas compareceram ao estádio Bauxitão, fechando a competição com o seu maior público em todo o torneio.

- Os cidadãos de Oriximiná compraram a ideia do torneio há muito tempo, por isso temos uma boa média de público por partida, mas dessa vez confesso que me surpreendi com o número de pessoas na final. Esperamos que no próximo Campeonato possamos ter esse mesmo apoio deles comparecendo ao evento – conclui Edirlúcio.

Também fazendo parte do encerramento do campeonato, na sexta (23) houve a decisão do terceiro lugar, onde o Ajax venceu nos pênaltis a equipe do Santa Cruz pelo placar de 4 a 3, depois de um jogo sem gols.

Alex Porti e Rubenildo, ambos do Santo Antônio ganharam os troféus de artilheiro e melhor goleiro da competição, respectivamente. O time campeão, além do vice e do terceiro colocado ganharam troféus e premiação em dinheiro. A próxima edição do Campeonato amador de Oriximiná deve começar em julho, diferente de seu antecessor que começou em setembro.

Fonte:  Globoesporte.com

Nota do Administrador: No campeonato de 2011, após derrota por 4 x 3 para a equipe do ECO, o time do Santo Antônio foi rebaixado para a segunda divisão do campeonato de Oriximiná e agora conquistou o título da primeira divisão. A pergunta que não quer calar é quando os esmeraldinos conquistaram o acesso à elite do futebol espoca-bode: 2012 ou 2013? Ou foram "resgatados" pela LEO? Oportuno esclarecer essa situação.