No período de 17 a 25 de setembro, onze grupos teatrais de Oriximiná participarão do I FESTEATRO (Festival de Teatro de Oriximiná), promovido pelo Projeto Circuito Cultural Trombetas, incentivado pelo Governo Federal por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e patrocinado pela Mineração Rio do Norte, com gestão e produção da empresa C2A Produções Culturais.

O FESTEATRO contempla os atores oriximinaenses com oficinas gratuitas de Interpretação, de Libras e Cinema, além de performances todas as noites para população, com entrada franca.

“Para as oficinas vamos trazer profissionais altamente qualificados como o ator da Rede Globo, Daniel Ribeiro, que em breve estará no ar na nova novela das 21h, e a cineasta mineira Pipa Cavalcante. Esperamos que os atores de Oriximiná possam aperfeiçoar o trabalho magnífico que já desenvolvem”, comenta Anniele Valério, Produtora Executiva do Projeto Circuito Cultural Trombetas na região.

As oficinas serão realizadas de acordo com os dias e ministrantes abaixo:

Interpretação: dias 17 e 18, ministrada pelo ator Daniel Ribeiro, da Rede Globo;

Cinema e TV: de 19 a 22, com a cineasta Pipa Cavalcante de Minas Gerais;

Libras: de 22 a 25, com a especialista Fabiane Mota de Santarém.

“Vejo o FESTEATRO como uma proposta de motivação aos nossos atores para que possam voltar aos palcos e fazer o teatro acontecer novamente no município. Penso que a oficina de cinema pode ajudar a revelar talentos e trazer orientações importantes para a produção de curtas metragens aqui”, ressalta Deoclécio Vieira, Diretor da Cia de Artes Kondurí.

Além das oficinas, o FESTEATRO vai presentear o público oriximinaense com performances todas as noites, de 17 a 25/09, no Salão Paroquial, a partir das 20h, onde o público irá conhecer as produções dos onze grupos teatrais inscritos e dos contadores de histórias de Oriximiná e Óbidos.  A entrada é gratuita.

Fonte: http://orixinoticia.blogspot.com.br, 08/09/2016