Evento vai reunir estudantes indígenas no dia 4 de novembro  (Foto: Ascom Uepa/Divulgação)

Com o objetivo de debater os aspectos da educação indígena entre os Wai Wai, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, no dia 4 de novembro, o I Seminário Escolar Indígena do Povo Wai Wai. O evento ocorrerá das 8h às 18h, no Campus de Oriximiná da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

O Seminário conta com a participação da turma de acadêmicos do povo Wai Wai, que realizam atividades no âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A abertura e o encerramento do evento terão a apresentação de manifestações culturais do povo.

Seminário conta com a participação da turma de acadêmicos do povo Wai Wai (Foto: Ascom Uepa/Divulgação)

Durante a manhã, haverá a roda de conversa Cultura e educação escolar indígena. À tarde, haverá sessões de comunicação oral e apresentação de pôsteres com os seguintes eixos de debates: Projetos de educação voltados para a realidade indígena Wai Wai; e Produções didáticas dos estudantes Wai Wai do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena.

O objetivo é abrir um espaço de discussão sobre as especificidades da cultura e dos saberes indígenas e como eles podem ser parte de processos educacionais e pedagógicos mais amplos. Dentre os assuntos abordados pelos acadêmicos, estão temas como a etnomatemática, conhecimentos sobre a natureza, medição do tempo, a importância do espaço geográfico, a história do povo Wai Wai, as narrativas para a alfabetização, o uso da língua, dentre outros.

O evento é uma iniciativa da Uepa, por meio do Núcleo de Formação Indígena e do Grupo de Estudos Indígenas na Amazônia, e integra um corpo de ações da Licenciatura Intercultural Indígena na promoção do conhecimento e dos saberes nativos no âmbito acadêmico do Pará e da Amazônia.

Fonte: Ascom Uepa. Texto: Sergio Ferreira Junior