Momento da inauguração da UIP de Oriximiná (Foto: Márcio Garcia/Oriximiná)

O município de Oriximiná, no oeste do Pará, ganha a primeira Unidade Integrada de Polícia (UIP), a inauguração foi na manhã deste sábado (17). Foram investidos R$ 1.384.453,57 na obra de reforma do prédio e aquisição de mobiliário e equipamentos de informática.

Para o delegado titular da UIP de Oriximiná, Luciano Freitas Farias, o prédio apresentava problemas na estrutura e com a reforma será ofertado atendimento de qualidade à população (estimada em 70.071 habitantes pelo Censo do IBGE de 2016). “Agora temos um local de qualidade, tanto para os funcionários que passam a dispor de melhores condições para desenvolver seu trabalho, quanto a população que passa a contar com um melhor atendimento”.

As unidades oferecem, no mesmo espaço, serviços das Polícias Civil e Militar, monitoramento, mediação de conflitos, cartório, reconhecimento e custódia. A UIP é baseada em um modelo inovador de segurança que tem como alicerce a cultura da paz e a articulação entre o poder público estadual e a comunidade, para o desenvolvimento de práticas de proteção e inclusão social.

A comitiva do governo que esteve na inauguração contou com a presença do vice-governador Zequinha Marinho, secretário de Segurança Pública, Jeannot Jansen, delegado geral de Polícia Civil, Rilmar Firmino, e o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Olavo das Neves, representantes do Legislativo paraense e autoridades local.

Fonte: Nice Soares, G1 Santarém, 17/06/2017