nacional 01 08 17 1

Nuvens bastante carregadas provocaram pancadas de chuva com granizo, raios e rajadas de vento nas últimas 24 horas no oeste do estado do Pará. O município de Oriximiná foi o mais afetado.

A Defesa Civil informou que várias árvores caíram pela cidade, principalmente no centro, e que construções foram destelhadas pelas rajadas de vento. Algumas telhas de zinco, por serem mais leves, foram arremessadas à distância de uma quadra poliesportiva. O bairro Residencial Thiara foi um dos mais atingidos. Ainda de acordo com o órgão, não houve registro de desabrigados ou feridos.

nacional 01 08 17 1

O que chamou a atenção foi a precipitação de granizo, fenômeno raro na região e que caiu com pedras de até dois centímetros de diâmetro por quase toda a área urbana.

nacional 01 08 17 1

 

Embarcações que desciam o rio Amazonas quase naufragaram por conta do vento forte. Algumas atracaram em ilhas próximas do porto da cidade.

Dados meteorológicos registrados

O radar meteorológico operado pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) detectou às 15h30min (local) de segunda-feira (21), refletividade mais intensa nas proximidades da área urbana de Oriximiná. Como o aparelho atualiza a cada 15 minutos, na imagem das 15h45min, a célula de temporal já estava sobre o rio Amazonas.

nacional 01 08 17 1

Crédito das imagens: Reprodução/Google – Reprodução/Decea/Redemet - Márcio Garcia/Obidense via WhatsApp

Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia