A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou nesta quinta-feira (28) o edital do Processo Seletivo Regular (PSR) 2017 destinado a selecionar candidatos para os cursos de graduação ofertados nas unidades fora da sede. No total, são 280 vagas, distribuídas dentre os campi de Juruti, Alenquer, Monte Alegre, Oriximiná, Óbidos e Itaituba. Das vagas totais, a Ufopa reservará 140 para o sistema de ingresso por cotas sociais.

 

As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas a partir desta quinta-feira a 12 de outubro de 2017, exclusivamente neste link.. Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, declarando, obrigatoriamente, informações sobre o seu perfil socioeconômico. No ato da inscrição, deverá ser indicada apenas uma opção de curso.

 

Podem se candidatar ao PSR 2017 dos campi os alunos que concluíram o ensino médio ou equivalente. Para esta seleção serão adotadas as notas dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 ou 2016, considerando a maior nota, inclusive para o ingresso pelo sistema de cotas sociais. A homologação da inscrição será realizada somente após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato realizou o Enem 2015 ou 2016.

Estará automaticamente eliminado do processo seletivo da Ufopa o candidato que tenha obtido no Enem menos de 450 pontos na redação ou menos de 400 pontos na média das quatro áreas temáticas do exame: Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Chamadas

Para este processo seletivo, a Ufopa realizará duas chamadas. A primeira convocação ocorrerá no dia 13 de outubro, com habilitação prevista para os dias 16 e 17 do mesmo mês. A habilitação é o ato em que o candidato apresenta os documentos exigidos no edital, com o objetivo de vincular-se formalmente à Universidade por meio da matrícula.

Os candidatos não selecionados em primeira chamada e que desejarem continuar concorrendo às vagas remanescentes deverão manifestar interesse nas chamadas posteriores, casa ocorram, sempre através do endereço eletrônico. Os candidatos que não confirmarem interesse no prazo estipulado perderão o direito a concorrer às vagas remanescentes em outras chamadas.

Vagas e Cursos

No campus de Alenque

r será ofertado o bacharelado em Administração, com 40 vagas para o período noturno. Em Itaituba, o curso de Engenharia Civil será ofertado em período integral, com 40 vagas. No campus de Juruti, serão ofertados dois bacharelados, em Agronomia e em Engenharia de Minas, ambos em período integral, com 40 vagas cada. Monte Alegre receberá o curso de Engenharia de Aquicultura, em período integral, com 40 vagas. Óbidos terá o curso de licenciatura em Pedagogia, com 40 vagas no horário vespertino. Por fim, Oriximiná receberá o curso de Biologia da Conservação, com a oferta de 40 vagas em período integral.

A previsão é de que as aulas se iniciem ainda este ano, no dia 6 de novembro.

Fonte: G1 Santarém