A Copa Oeste 2010 aconteceu e não foi, nem de longe, aquele torneio esperado por todos os torcedores do oeste paraense. A participação de apenas três seleções abafou a importância do torneio, mas não o brilho dos jogos entre Oriximiná, Alenquer e Juruti.

No primeiro jogo a vitória convincente de Juruti por 3x0 sobre Oriximiná e, logo em seguida, a vitória dos jurutienses por 3x1 sobre Alenquer já dava pista de quem seria o campeão. A briga pela segunda vaga na final ficou por conta de Oriximiná x Alenquer, que fizeram um jogo dos extremos. Oriximiná grande favorita, que chegou às finais de 2006 a 2009 vencendo três delas, tentava, desesperadamente, não decepcionar seus torcedores. Mas a determinação dos Ximangos os levou a final com uma vitória por 2x0. Com a melhor campanha Juruti foi campeã com o empate em 0x0.

Antes do torneio a nota baixa ficou por conta da seleção de Óbidos, que teve um os seus jogadores assassinado uma semana antes do evento. Com isso os obidenses retiraram a participação do torneio.

Nesta segunda feira, dois dias após a final da Copa Oeste, foi a vez de um jogador de Alenquer perder a vida. Segundo informações, o atleta conhecido como Cafezinho foi assassinado no domingo, durante a festividade de uma comunidade de Alenquer