Em Oriximiná, rio Trombetas atinge marca de 5,72 metros e está acima do registrado em 2009, época da maior cheia.

Imagem da enchente de 2013 no Trombetas

O rio Trombetas, em Oriximiná, atingiu a marca de 5,72 metros. O registro foi feito por volta das 17 horas desta sexta-feira, 8 de fevereiro, pela Defesa Civil do Município, que monitora a dinâmica de subida e descida das águas. O marca está 19 centímetros acima do registrado no mesmo período em 2009, uma das maiores cheias da região em todos os tempos, quando o nível chegou a 9,33 metros.

A medição é feita diariamente com uma régua que atende aos critérios técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e a análise auxilia na tomada de decisões a fim de orientar e garantir a segurança da população.

Segundo apurou a reportagem do Portal OESTADONET, apesar da subida acelerada das águas, as autoridades locais apontam que ainda não há a necessidade da decretação de alerta. A cota é de 8,50 metros. Atualmente, produtores rurais estão promovendo a transferência do rebanho da área de várzea para a terra firme para que não sejam pegos de surpresa. Áreas consideradas de risco continuam sendo monitoradas.

De acordo com a Defesa Civil, na enchente de 2017, 1.991 famílias foram atingidas e receberam ajuda humanitária com cestas básicas, kit higiene, kit limpeza e água mineral, com recursos do Governo Federal.

Fonte: Portal OESTADONET https://www.oestadonet.com.br/