Prefeitura de Oriximiná e Mineração Rio do Norte reúnem para definir detalhes de parceria que propõe solução para lixão da cidade.

Foto/Ascom Oriximiná

A reunião aconteceu na manhã da sexta-feira (31-01), na Prefeitura Municipal, para tratar de mais um passo importante de uma parceria entre o Governo Municipal e a Mineração Rio do Norte que deve pôr fim ao lixão a céu aberto em Oriximiná.

"A questão do lixão sempre foi uma preocupação nossa e agora finalmente estamos a um passo de conseguir resolver esse problema. Nessa reunião definimos os procedimentos que precisamos adotar para finalmente termos um aterro em nossa cidade. Não é tarefa fácil, mas estamos cada vez mais perto de alcançar isso", explica José Ubirajara, Secretário de Finanças.

Não é de hoje que o governo municipal vem buscando alternativas para solucionar esse problema. Com a mineradora, as articulações iniciaram no ano passado. Na reunião, a MRN informou que já contratou uma empresa para elaborar o projeto de um aterro controlado e que o mesmo deve ser entregue no prazo de 60 dias. A multinacional também se comprometeu em arcar com todos os custos para execução da obra.

Imagem: Google

"Estamos empenhados em ajudar Oriximiná a resolver esse problema do lixão a céu aberto. Já contratamos uma empresa para elaborar o projeto do aterro controlado que será implantado aqui e faremos o repasse dos recursos para custear toda a obra", informa Vladimir Moreira, Diretor de Sustentabilidade da MRN.

Enquanto o projeto do aterro controlado é elaborado, a Prefeitura e a Mineradora irão providenciar os procedimentos jurídicos e administrativos para formalizar essa parceria através de um Termo de Cooperação Técnica e Financeira que deverá ser assinado com a maior brevidade possível.

Além dessa alternativa para solucionar a questão do tratamento final do lixo no município, outras ações importantes estão sendo colocadas em prática como a implantação do serviço de compostagem para o reaproveitamento dos rejeitos orgânicos.

A reunião aconteceu na Prefeitura Municipal e contou com a participação do Prefeito Ludugero Tavares, de 05 Secretários Municipais, do Diretor de Sustentabilidade da MRN, Vladimir Moreira, do Consultor de Sustentabilidade da mineradora, Alberto Juliê, e de representantes da empresa GOLDEN, responsável pela elaboração do projeto do aterro controlado.

Fonte: Ascom-Prefeitura de Oriximiná