O público aprovou a iniciativa que já começou a apresentar os primeiros resultados positivos após a primeira palestra.

Secretaria Municipal de Agricultura realiza I Workshop de Piscicultura em Oriximiná — Foto: Prefeitura de Oriximiná/Divulgação

Com o objetivo de fomentar o interesse pela piscicultura, além de proporcionar um espaço para transmissão e debate de conhecimentos técnicos aos produtores, estudantes e interessados no assunto, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) realizou na sexta-feira (6) o I Workshop de Piscicultura em Oriximiná, no oeste do Pará.

De acordo com a engenheira de pesca da Semagri, Kézia Lima, o workshop é resultado do diagnóstico da psicultura que foi realizado em 2019. E que ficou pontuado que havia necessidade de capacitação para os produtores.

"Capacitações como essas são de suma importância para os produtores para que eles possam ter conhecimentos técnicos para aplicarem em suas propriedades. Quanto mais conhecimento, menos erros na criação, diminuindo o custo da produção e aumentando as possibilidades de sucesso", destacou Kézia Lima.

Segundo a Semagri, a procura pelo evento foi um sucesso, tanto que a equipe de organização teve que limitar as inscrições em 100 participantes visando a garantia do bom aproveitamento nas palestras e aula prática.

O público aprovou a iniciativa que já começou a apresentar os primeiros resultados positivos ainda na primeira palestra.

"Esse evento foi muito bom para esclarecer e tirar nossas dúvidas. Logo de cara descobri que meu tanque não é adequado para criação de tambaqui, vou tentar outra espécie que seja viável e me adequar para dar certo", conta o empresário Walber Lisboa.

Aula pratica de psicultura em Oriximiná — Foto: Prefeitura de Oriximiná/Divulgação

O Workshop contou com duas palestras sobre os temas: "Boas práticas de manejo no transporte de alevinos", ministrada por Zacarias Marques, Biólogo da Secretaria Estadual de Agricultura e Pesca (Sedap), e "Piscicultura - manejo alimentar, estocagem e qualidade de água", que teve como palestrante Otávio Peleja, Mestre em Biologia de Água Doce e Pescado, consultor de uma empresa.

"Cada curso que a gente participa traz um aprendizado novo para colocarmos em prática em nossa atividade. Estamos há nove anos trabalhando com a piscicultura, já temos nove tanques, e a Prefeitura está de parabéns por nos proporcionar um espaço de aprendizado como esse", avalia a piscicultora Francisca Gomes.

Os participantes também tiveram acesso a uma aula prática realizada no tanque de peixes da Praça do Centenário. A iniciativa faz parte do Programa de Fomento à Piscicultura da Semagri, iniciado em 2019 com quatro piscicultores. Um projeto-piloto que oferece assistência técnica com o subsídio de alevinos e ração aos produtores. Neste ano de 2020 a ação deve ser ampliada para mais piscicultores do município.

Fonte: G1 Santarém — PA, 09/03/2020