Novas medidas foram adotadas em decorrência do aumento de casos confirmados da Covid-19 no município.

Prefeitura de Oriximiná

Vista frontal da cidade de Oriximiná — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Devido o aumento no número de casos confirmados da Covid-19 em Oriximiná, no oeste do Pará, foi publicado um novo decreto com recomendações mais rígidas à população. As medidas previstas serão cobradas a partir de 18 de junho.

Segundo o documento, está proibida a venda de bebidas alcoólicas em todo e qualquer estabelecimento, assim como toda e qualquer prática esportiva, de lazer e atividade física em áreas privadas e públicas, mesmo se praticadas de forma individual. Também estão interditadas praias, balneários, cachoeiras, orla, sindicatos, associados e demais espaços públicos ou privados.

No município continua em vigor o toque de recolher das 19h às 5h, de segunda a domingo, para cumprimento do isolamento social. Sendo que as pessoas só têm permissão para sair de casa para trabalhar e ir a agências bancárias. Aquisição de bens essenciais ou consultas médicas, devendo ser comprovada a necessidade de urgência no deslocamento.

Está proibido o deslocamento intermunicipal para comunidades tradicionais, indígenas, ribeirinhas e quilombolas, com exceção dos moradores dessas localidades para aquisição de produtos essenciais a manutenção das famílias, por motivo de saúde ou recebimento de aposentadoria ou benefícios, sendo restrito a uma pessoa do grupo familiar.

De acordo com o documento, ficam determinados novos horários para funcionamento dos estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços essenciais e não essenciais. assim como o transporte por meio terrestre, fluvial e aéreo.

Também na segunda-feira, em decreto assinado pelo prefeito Antônio Odinélio Tavares, foi prorrogada a situação de emergência em Oriximiná. A prorrogação é mais uma das medidas adotadas pelo município para o enfrentamento a pandemia de coronavírus.

Covid-19 em Oriximiná

De acordo com o último boletim, divulgado na segunda-feira (15), em Oriximiná já são 782 casos confirmados de coronavírus, sendo 471 no município e 311 em Porto Trombetas. O número de pessoas recuperadas da doença chega a 452, 306 em Oriximiná e 146 em Trombetas.

Ainda segundo o boletim, 21 pessoas já morreram com covid-19. Ao todo, 1.338 casos suspeitos já foram descartados, 6 casos seguem em análise.

Fonte: Por Tracy Costa, G1 Santarém — PA, 16/06/2020