Oriximiná no dia 29. segunda-feira. O objetivo é pacientes com sintomas do novo coronavírus no estágio inicial da contaminação.

Acordo de indenização trabalhista resulta em barco-hospital na ...

Barco-Hospital Papa Francisco recebe a equipe da Policlínica Itinerante

Óbidos, Oriximiná, Faro, Terra Santa e Juruti entraram na lista de municípios que vão receber os atendimentos da Policlínica Itinerante na região oeste do Pará. O programa do governo do estado já visitou Santarém, Almeirim, Prainha e Monte Alegre e fechará a semana atendendo os moradores de Alenquer e Curuá, nos dias 26 e 27 de junho, respectivamente.

 

Os cinco novos municípios receberão esse atendimento na próxima semana: começando no domingo (28), em Óbidos, e passando por Oriximiná (29), Faro (30), Terra Santa (1°) e Juruti (2).

A versão itinerante é uma extensão do serviço iniciado na Policlínica Metropolitana, em Belém. Desde maio, o Governo do Pará tem levado esses atendimentos aos municípios do interior do estado. O objetivo é pacientes com sintomas do novo coronavírus no estágio inicial da contaminação. O foco é o tratamento precoce desde os primeiros sinais da doença, evitando o agravamento e, consequentemente, a internação e superlotação das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e prontos-socorros.

Os serviços são ofertados no barco-hospital Papa Francisco, que conta com uma estrutura com consultórios médicos e até para a realização de cirurgias. A população será atendida com as ações no modelo da Policlínica, com diagnóstico precoce e protocolos médicos para pacientes com sintomas da Covid-19.

Atendimentos seguem na região, até o dia 2 de julho — Foto: Agência Pará

Atendimentos seguem na região, até o dia 2 de julho — Foto: Agência Pará

A equipe é composta por 16 profissionais, entre médicos, enfermeiros e gentes administrativos. Além disso, a embarcação vai contar com ajuda de um helicóptero, caso seja necessário transportar pacientes.

A Policlínica Itinerante já esteve em mais de 30 municípios de várias regiões do estado, com mais de 34 mil atendimentos realizados pelo interior.

Fonte: G1 Santarém — PA, 25/06/2020