Joel foi indicado em consulta feita a profissionais lotados na Secretaria Municipal de Educação, em em plataforma criada pelo prefeito eleito William Fonseca.

Divulgação

“O menino quilombola, pobre e do interior tornou-se o símbolo de inclusão social”, William Fonseca, prefeito eleito de Oriximiná.

Foram essas palavras que foram utilizadas pelo prefeito eleito William Fonseca para descrever o candidato mais votado professor Joel dos Santos da Cruz, o próximo secretário de educação de Oriximiná, no oeste do Pará. O resultado da votação foi divulgado no sábado (12).

Professor Joel recebeu 231 votos e, conforme o regulamento da votação, será o comandante da pasta da educação do município. A segunda colocada recebeu 145 votos. A votação aconteceu em uma plataforma criada pelo prefeito eleito para tornar mais democrático o processo de escolha do secretariado do próximo mandato que começa em janeiro de 2021.

No memorial, professor Joel disse que o objetivo dele na pasta é trabalhar por uma educação de qualidade para Oriximiná.

“Não subi na canoa no meio do rio. Eu comecei a remar a partir da Beira do rio, em uma pequena comunidade quilombola, sem visibilidade, mas lutando para alcançar melhores condições de estudos e de preparação para a vida das crianças do meu povo”, disse Joel.

O prefeito eleito, que também é delegado de polícia civil, também homenageou os demais candidatos que estavam concorrendo ao cargo na Secretaria de Educação e enfatizou a importância do processo democrático na escolha.

“231 votos. O povo é sábio. A prova viva de que a educação muda a vida das pessoas e proporciona mobilidade social e intelectual. Que, através desse jovem quilombola, nossas crianças despertem e se tornem conscientes de que tudo é possível. E que podem alcançar seus sonhos pela educação, como ensinou Joel à Oriximiná”, disse William Fonseca.

Fonte: Dominique Cavaleiro, G1 Santarém — PA, 13/12/2020