Jornal Amazônia, 20/10/2010
As equipes de Santarém levaram a melhor na quinta fase regional dos Jogos Abertos do Pará, que foram disputados na Pérola do Tapajós, com representantes de Oriximiná, Óbidos, Monte Alegre e Curuá.
No futsal feminino, a equipe campeã foi o Oriximiná, que venceu Santarém por de 4 a 1. No futsal masculino, Santarém levou a melhor sobre Monte Alegre, vencendo por 3 a 2 nas penalidades após empate de 4 a 4 no tempo normal.

No handebol feminino e masculino deu Santarém, que bateu Monte Alegre, na decisão, por 11 a 2, no feminino. No masculino bateu Oriximiná por 24 a 20. No voleibol, supremacia santarena: tanto no feminino quanto no masculino venceu Oriximiná por 3 a 2.
Nas competições individuais, como no atletismo, que se dá no parque da cidade, nos 5 mil metros masculinos os vencedores foram Orione Jean Costa Mendes, em primeiro lugar, com o tempo de 16’06, e Rubson Augusto de Sousa com 16’25. No feminino, Cleide Costa da Silva foi a campeã, seguida de Érika Silva Dutra, com o tempo de 15’04, e 15’08 respectivamente, nos 100 metros. No tênis de mesa, o primeiro lugar ficou para Antonio Unilzo Correa Bran, de Santarém, e o segundo lugar foi para Ari dos Santos Queiróz Júnior, de Oriximiná. No feminino, a vencedora foi Liliane Figueira Souto Maior.

Nota da Redação:
Os jogos foram realizados no período de 14 a 19/10, e as equipes campeãs em cada modalidade irão disputar a etapa final dos jogos (etapa estadual), que envolve todos os campeões regionais, no mês de novembro, entre os dias 25 e 28, na cidade de Castanhal.
O evento é realizado com sucesso pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e tem como objetivo integrar as regiões do Pará (Região Metropolitana, Baixo Amazonas, Sul, Sudoeste, Nordeste, Sudeste, Baixo Tocantins e Marajó), a partir da prática do esporte e do lazer, fomentando o surgimento de novos talentos nas modalidades de futsal, handebol, voleibol, basquetebol, tênis de mesa e atletismo, nos naipes masculino e feminino. Além disso, o evento busca também valorizar a prática esportiva dos atletas paraenses.