Projeto Desafiando o Rio-Mar
http://desafiandooriomar.blogspot.com.br/

Após ter descido os rios Solimões e Negro em um caiaque, o Cel Hiram Reis e Silva, de 59 anos, dá início, no dia 23 de dezembro, à terceira fase do Projeto Desafiando o Rio-Mar. No Solimões, o percurso de Tabatinga a Manaus demandou cerca de 1.600 km, enquanto que no Negro, entre São Gabriel da Cahoeira e Manaus, foram quase 1.000 km.

A terceira etapa da aventura científica cobrirá o percurso de Manaus-AM a Santarém-PA,  em um percurso de cerca de 700 km pelas traiçoeiras águas do Rio Amazonas.
Embora menos extensa que as anteriores, a empreitada é ainda mais difícil e perigosa, devido às condições de navegabilidade do rio para esse tipo de embarcação.
O percurso será realizado em um caiaque oceânico (mais propício para remadas que envolvam longas distância; é rápido e possui compartimento de carga que permite levar provisões). Como das outras vezes, o sistema de impulsão do barco será o "armstrong", ou seja, apenas os músculos do Cel Hiram.
O Projeto “Desafiando o Rio-Mar” transcende em muito o aspecto pessoal. Na verdade, é um grande projeto multidisciplinar com uma face pedagógica bastante definida e de total interesse para o Colégio Militar. Mas não só isso. No momento em que o Brasil e o mundo passam a discutir seriamente a questão ambiental, o Projeto está trazendo aos brasileiros, através de suas repercussões e de uma  primeira obra já lançada na Feira do Livro de Porto Alegre em 2010, a realidade atual e a importância da Amazônia no contexto brasileiro e no contexto mundial, vindo a se constituir em mais um importante passo para enraizar a "marca Brasil" numa região cobiçada por todo o mundo.
O objetivo geral do projeto é reconhecer o Rio Amazonas e seus principais afluentes, observando a fauna, a flora, a hidrografia, o relevo, os locais históricos, as atividades econômicas desenvolvidas, a população ribeirinha, as agressões e as proteções ao meio-ambiente, realizando ainda entrevistas com autoridades locais e representantes das gentes da floresta.
O acompanhamento à distância é realizado pelo ex-aluno Cel Flávio André Teixeira, o qual presta o apoio de retaguarda no barco Piquiatuba, pertencente ao 8º BEC. 
Por Cel Araujo 
http://www.cmpa.tche.br/index.php?option=com_content&task=view&id=3052&Itemid=2&lang=

O livro “Desafiando o Rio-Mar – Descendo o Solimões” está sendo comercializado, em Porto Alegre, na Livraria EDIPUCRS – PUCRS, na rede da Livraria Cultura (http://www.livrariacultura.com.br) e na Associação dos Amigos do Casarão da Várzea (AACV) – Colégio Militar de Porto Alegre.
Para visualizar, parcialmente, o livro acesse o link:
http://books.google.com.br/books?id=6UV4DpCy_VYC&printsec=frontcover#v=onepage&q&f=false.
Para adquirir o livro entre em contato pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.