Uma nova realidade de expansão do ensino superior na Região Norte está em andamento. No Estado do Pará houve ampliação da rede federal do Ensino Superior resultante de uma política de interiorização iniciada pela Universidade Federal do Pará.

Duas novas universidades federais foram criadas: a Universidade Federal do Oeste do Pará encontra-se em funcionamento com um modelo inovador com áreas de conhecimento transversais como  Humanidades e Saúde; a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará contará com os cursos de graduação em  Saúde Coletiva, Psicologia e Ciências Biológicas, além dos já existentes, como Direito e Etnodesenvolvimento.

Há um projeto finalizado para a criação da Universidade Federal do Nordeste do Pará, também com área de Ciências Humanas e Saúde.

Paralelamente, iniciou-se um grande debate em torno da necessidade da criação da Universidade do Arquipélago do Marajó, a qual já conta com vários campus da Universidade Federal do Pará com cursos de Ciências Humanas em seu imenso território e que agora reivindica sua própria universidade.

Todo esse crescimento do ensino superior no Pará responde às demandas sociais e de desenvolvimento da região.

Postado por espocabode.com.br