João,
Os objetivos que mencionaste estão corretos. Com relação à fundação sugere algumas alterações. A Tubo Norte era de propriedade do Sr Leonel Teixeira, esposo da Salete Oliveira. O Edson Tavares trabalhava na referida empresa e lá eles tinham um time de futebol, só que os caras eram uns “tremendos pernas de pau”. Então o Edson convidou a mim, Marcos Teixeira, Henrique Teixeira, Edval Alves, Zezinho Almeida, Emmanuel Gato e Fernando Machado a fazer parte do time. Isto acabou causando certo descontentamento em parte dos funcionários da empresa por que somente três atletas passaram a fazer parte do time. Foi aí que eu tive a idéia de fundarmos um time de Oriximiná. De imediato alguns acharam difícil por considerarem que não tínhamos condições. Ainda assim tomei a iniciativa e fui até o gabinete do João Augusto (de Oliveira) então deputado estadual e falei da intenção de fundarmos um clube futebol de Oriximiná, mas para isso precisávamos de um jogo de camisas, um de shorts, uma bola e uma bomba. De imediato ele ligou para o Mundinho Oliveira (Raimundo Oliveira de Figueiredo), na época prefeito de nossa cidade e falou de nosso objetivo. O prefeito autorizou de imediato a compra do material e foi assimque obtivemos o primeiro jogo de camisas, aquele tradicional branco com listas verdes.
Daí em diante nós convidamos outros conterrâneos e conseguimos formar o time. Mas precisávamos de um líder, e então sugeri o teu nome e todos aprovaram a indicação e felizmente tu aceitaste.
Começamos a jogar no campo do extinto Três Corações, depois alugamos o Tombo do Galo que ficava às proximidades. Mais tarde passamos a jogar na FBESP.
Participamos de alguns “peladões” promovidos pela A Província do Pará e O Liberal, e fomos campeões do “campeonato Esporte para Todos”, do qual participaram 300 times e só não fomos bi-campeões por causa de certa dose de irresponsabilidade do nosso diretor de esportes na época, o Marcelo Diniz.
Na administração do Oswaldo Guerreiro conseguimos a ajuda do Gabriel Guerreiro que junto à SEPLAN conseguiu o dinheiro para a compra do terreno em Marituba.
Com relação à participação da ala feminina, não devemos esquecer também das meninas de Icoaraci que foram de fundamental importância, inclusive a Raimunda Lúcia como secretária na gestão do Oswaldo.
O que me causa dúvida é com relação ao primeiro presidente, pois tu citaste o Edson Tavares, mas eu acho que não foi.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Obs.Com relação a ter citado o meu nome como a pessoa que teve a idéia e a iniciativa de procurar o João Augusto com o objetivo de fundarmos nosso clube, não significa que eu esteja querendo me colocar acima de todos, apenas estou relatando o que de fato aconteceu.

SDs João Raimundo