Opinião

Homenagem a Renato Guerreiro

Um profissional exemplar
Ethevaldo Siqueira - O Estado de S.Paulo (http://www.estadao.com.br) - 06 de março de 2011

As comunicações brasileiras perderam na segunda-feira passada (28/02) Renato Navarro Guerreiro, primeiro presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
O falecimento desse profissional exemplar merece algumas reflexões sobre o papel dos especialistas na área pública.
Aliás, quase todos os governos ao longo da história recente do Brasil se ressentem da falta de quadros profissionais especializados de alto nível em comunicações.

 

Lixo nas praias de Oriximiná

Leize Silva

Nesta época ano, com a vazante dos rios e lagos, as praias de nossa região mostram-se belas e convidativas, tornando-se a principal opção de lazer e refúgio aos finais de semana. Dessa combinação de praia e lazer desponta um perigoso problema: a poluição nesses ambientes. Em Oriximiná as praias mais visitadas são as do Lago Iripixi e Caipurú devido à proximidade com a cidade.
A rigor, a facilidade de acesso deveria ser o principal motivo para a conservação e preservação desses locais, mas o que se percebe é que a maioria banhistas não está preocupada com o destino do lixo que produzem, deixando as praias cheias de latas de cerveja e refrigerante, garrafas e embalagens. Uma questão triste e preocupante.
Diante dessa realidade surgem projetos como “Natureza Quer Vida”, realizado há 3 anos pela comunidade Nossa Senhora de Nazaré, Lago Iripixi. O projeto desenvolve palestras entre os moradores do lago voltadas para consciência ambiental, além de puxiruns para coletas de lixo na Orla do Iripixi.
“A natureza é nossa, nós temos que preservá-la. As pessoas não têm a consciência de coletar seu lixo e isso é prejudicial. Aqui a gente não vê mais o boto, muitos peixes já sumiram”, lamenta Dinéa Machado, coordenadora da Comunidade.

Praia do Caipuru (saletemarinho.blogspot.com.br)

As comunidades do Lago Caipurú também estão se mobilizando, em parceria com a UNIDA (Unidade Integrada de Defesa Ambiental), para salvar o lago da poluição. No final do mês de agosto estiveram realizando o plantio de mudas de espécies de igapó, nas praias do lago, além de distribuir sacos de coleta de lixo e orientação aos banhistas.
Para diminuir o acumulo de lixo nas praias o Secretário de Meio Ambiente, Cláudio Navarro, já solicitou que empresa responsável pelo serviço de limpeza urbana faça também coleta de lixo nas praias e acrescenta: “Ao se dirigir a uma praia, que você banhista recolha seu lixo dentro de uma sacola e faça o depósito em uma área onde será feita a coleta de lixo”, declara.

 

 

Opnião

O minério está acabando. O que fazer em Oriximiná?
Lúcio Flávio Pinto *

No dia 13 de agosto de 1979 o navio Cape Race desatracou de Porto Trombetas, em Oriximiná, levando 21 mil toneladas de bauxita extraída da mina da serra do Saracá, a 30 quilômetros de distância da margem do rio. Navegou por mais 100 quilômetros no Trombetas, entrou no rio Amazonas e mil quilômetros depois chegou ao Oceano Atlântico, em jornada para o Canadá, que era o principal cliente. Foi esse, 27 anos atrás, o primeiro embarque feito pela Mineração Rio do Norte, individualmente a maior produtora do minério de alumínio do mundo. No mês passado o navio Lily saiu do Trombetas com exatamente o dobro da carga (42 mil toneladas), destinada à Alunorte, em Barcarena, a maior refinadora de alumina do mundo e agora a maior cliente do minério (60% dele se destinam ao mercado interno, abastecendo a Alunorte e a Alumar, em São Luís do Maranhão). Foi o 5.000º embarque feito no porto privativo da MRN. Mas enquanto as quatro mil primeiras viagens só foram completadas em 2003, depois de 16 anos de operação, as mil últimas foram realizadas em menos de três anos.
Quando o navio canadense atendeu a primeira encomenda da Alcan, a capacidade de produção da Rio do Norte era de 3,3 milhões de toneladas. No ano passado, a empresa produziu 17,2 milhões de toneladas. Em 27 anos de atividade, comercializou mais de 200 milhões de toneladas. Mais de um terço desse volume foi vendido nos últimos cinco anos.

 
<< Início < Anterior 21 Próximo > Fim >>

JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL