NOTAS & COMENTÁRIOS

Mariano Siqueira assiste Pantera cair

O Mariano Siqueira que foi participar das festividades de Santo Antônio, em Oriximiná, aproveitou para assistir jogos do campeonato oriximinaense, mas voltará frustado pois o Pantera caiu frente ao Nacional na última sexta-feira, 05, por 1 x 0. No próximo sábado, na Adesco, saberemos mais novidades da terrinha.

 

Missão de saúde em indígenas do Xingu

Entre os dias 26-05 e 03-06-2011 foi realizado atendimento médico, odontológico, laboratorial e nutricional em comunidades indígenas do vale do rio Xingu em Altamira e São Félix do Xingu. A missão de saúde foi realizada em colaboração entre equipe da UFPA, mais especificamente do Laboratório de Genética Humana e Médica, do ICB, e a Funasa, Dsei-Altamira. Nos próximos dias postaremos matéria referente a esse atendimento, como compensação pela ausência de atualização do Espoca nesse período.

 

Bacelar cotado para o comando regional do INCRA em Santarém

Postado no Blog do Ariuca

O oriximinaense Luiz Bacelar Guerreiro Júnior é o nº1 na lista de indicações para o comando regional do INCRA sediado em Santarém. O órgão que está sob o comando do PMDB enfrenta o protesto do STTR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) e do SINTTRAF (Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) que já teriam enviado Carta de Protesto ao MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) e ao Presidente Nacional do INCRA argumentando que a legenda partidária comandada por José Priante e Jader Barbalho sempre apoiaram movimentos contrários aos interesses da agricultura familiar. Para equacionar a questão, o ex-prefeito de Juruti, Isaias, manifestou-se argumentando que o nome do funcionário de carreira da instituição conhecido por CARNERINHO, filho de Alenquer, é que pode realmente ocupar a pasta. Barcelar Guerreiro, Adalberto Anequino e o Dr. Isaias Neto ocupariam a posição de adjuntos, representando respectivamente os municípios de Oriximiná e Óbidos, Terra Santa e Faro e Juruti.

 

A Noiva do Cai Cai

Já ouviram falar do conto “A Noiva do Cai Cai”? Pois esse conto de assombração, recolhido em Oriximiná pela atriz e narradora Priscila Harder, faz parte do elenco de narrativas da “Cia. Conto em Cantos”  no espetáculo "Amazônia Adentro" e em "Nas Beiradas do Rio", que o grupo apresenta no dia 21, no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Priscila conta que vários moradores falavam sobre o vulto (figura que não se vê bem) de uma noiva que aparecia na escadaria do Cai, Cai. É que ela foi construída onde antes era o cemitério, diz o povo. Até que um pescador valentão, de faca na mão, dá de cara com a figura misteriosa e resolve tirar essa história a limpo.
Confira em: http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/904859-narracao-de-historias-traz-divertidos-contos-do-brasil-e-do-mundo.shtml

 

Distâncias fluviais a partir de Santarém

No Blog SantaremConexao (http://www.santaremconexao.com/2011/04/distancias-fluviais-partir-de-santarem.html)
Distâncias fluviais a partir de Santarém
Tendo como referência a cidade de Santarém, no oeste do Pará, as distâncias são as seguintes:
Belém: 845 km
Manaus (AM): 766 km
Óbidos: 120 km
Juruti: 196 km
Parintins: 298 km
Oriximiná: 165 km
Porto Trombetas: 252 km
Alenquer: 111 km
Monte Alegre: 111 km
Prainha: 170 km
Macapá (AP):306 km
Monte Dourado:151 km
Aveiro:194 km
Fordlândia: 233 km
Itaituba: 329 km

 

Concluída primeira torre da linha entre Tucuruí, Manaus e Macapá

http://amapabusca.com.br, 04 de abril de 2011
Foi concluída no último dia primeiro de abril a montagem da primeira torre da linha de transmissão que ligará a Usina Hidrelétrica Tucuruí às capitais Manaus (AM) e Macapá (AP), além de dezenas de cidades do interior. A torre está situada no trecho entre Oriximiná e a Subestação Engenheiro Lechuga, na capital amazonense. A estrutura possui 62 metros de altura – o equivalente a um prédio de 20 andares -, e pesa 24 toneladas. A linha de transmissão está sendo construída pela Manaus Transmissora de Energia S/A, empresa da qual participam a Eletrobras Eletronorte, Eletrobras Chesf e a espanhola Abengoa. O trecho de 586 km, em 500 kV, no qual foi construída a primeira torre, faz parte da interligação elétrica Tucuruí/Macapá/Manaus, com um total 1.850 km de extensão.

 

Missa de Sétimo Dia - Convite

Os familiares de Maria Ligia Guerreiro, convidam parentes e amigos para a Missa em Ação de Graças pela passagem do sétimo dia de seu falecimento que acontecerá no proximo sábado (02/04), na Capela de Santo Antonio de Lisboa, em Batista Campos, Belém do Pará, com inicio às 8h30min. 
 

Oriximiná será o destaque de domingo no blog santaremconexao

Oriximiná será o destaque de domingo no blog santaremconexao
Está definido o destaque do domingo, 27, aqui no Blog. Trata-se de Oriximiná, um dos municípios mais prósperos no contexto da região Oeste do Pará. Serão postados vídeos, fotos e reportagens. Uma visão sob a ótica socioeconômica. Já foram mostrados, no dia 13 de março, o município de Monte Alegre, e no dia 20, Alenquer.  Quem tiver fotos do município pode mandar pelos contatos:
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou, via twitter, @conexaoamazonia

http://www.santaremconexao.com

 

Notícias de longe

Oi João,
Quero te parabenizar mais uma vêz pela dedicação aos assuntos da nossa terra.
O Espoca Bode é muito bom e nos mantém informados sobre o que se passa por aí.
Dá uma saudade danada, olhar as fotos, ler as notícias, enfim, tudo.
Obrigada por nos proporcionar esse prazer tão grande.
Sucesso pro Espóca Bode  e toda a equipe que é responsável por ele.
De uma Oriximinaense que está longe há muitos anos....... e sente saudades dai.
Ana Luzia.
_____________________________
Ana Luzia Guerreiro de Carvalho
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 Próximo > Fim >>
JPAGE_CURRENT_OF_TOTAL